CURSO DE PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC
CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL.
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
NOSSOS CURSOS SÃO CURSOS LIVRES QUE TEM O RESPALDO NOS PARECERES: 1º) 241 DE 15/03/99 QUE TRATA DOS CURSOS SUPERIORES DE TEOLOGIA 2º) 296 DE 10/08/99 QUE REGULAMENTA O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS REALIZADOS EM SEMINÁRIOS MAIORES (FACULDADES DE TEOLOGIA) EM CURSOS DE LICENCIATURA. O PARECER DO CONSELHO PLENO DE Nº 97 DE 06/04/99.
Modalidades: PRESENCIAL OU À EAD
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
RECONHECIMENTO:
é um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 – Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
A temática da religião é realmente central dentro da Psicologia Analítica de Jung, encontrando-se presente ao longo de suas Obras Completas. Apenas para citar algumas obras do autor que abordam diretamente a relação entre psicologia e religião há: Resposta à Jó, Psicologia da Religião Oriental e Ocidental, Símbolo da transformação na missa, sem contar as outras obras como Aion, estudos sobre o simbolismo do Si-Mesmo, e o prefácio de I Ching, de Richard Wilhelm.
A definição dada por Jung para o que é religião – e para o que é numinoso – pode ser encontrada na obra Psicologia e Religião. Esta obra é a transcrição de três conferências sobre o tema da psicologia da religião dadas na Universidade de Yale, as Terry Lectures. No que diz respeito ao termo religião, Jung utiliza-se da etimologia proposta por Cícero, a religião como oriunda da palavra latina relegere: “Antes de falar de religião, devo explicar o que entendo por este termo. Religião é – como diz o vocábulo latino relegere – uma acurada e conscienciosa observação daquilo que Rudolf Otto acertadamente chamou de numinoso, isto é, uma existência ou um efeito dinâmico, não causados por um ato arbitrário. Pelo contrário, o efeito se apodera e domina o sujeito humano, mais vítima do que seu criador” (JUNG, 1995, p. 9).
APRESENTAÇÃO:
CURSO DE PSICOLOGIA DA RELIGIÃO ESTUDAM O RELIGIOSO NOS SEUS MÚLTIPLOS CONTEXTOS HISTÓRICO, SOCIAL E CULTURAL. PARTINDO DA CONTRIBUIÇÃO DOS DIVERSOS INSTRUMENTAIS TEÓRICOS, ORIUNDOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS, PROCURA, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ANALISAR AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES, NAS SUAS MÚLTIPLAS CONTEXTUALIDADES, QUE AS RELIGIÕES ASSUMEM NA SUA RELAÇÃO COM A CULTURA E A SOCIEDADE.
PREPARAR PROFESSORES, PESQUISADORES E PROFISSIONAIS INTERESSADOS NO FENÔMENO RELIGIOSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PARA ATUAÇÃO NAS SUAS ÁREAS DE ATIVIDADE PROFISSIONAL. REFLETIR SOBRE O FENÔMENO RELIGIOSO NO ÂMBITO DO PLURALISMO MODERNO E ENFATIZAR O DIÁLOGO INTERRELIGIOSO E ECUMÊNICO. INVESTIGAR, A PARTIR DE DIFERENTES ABORDAGENS E CIÊNCIAS, A DIMENSÃO RELIGIOSA DO SER HUMANO EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS ANTROPOLÓGICOS, ÉTICOS E SOCIAIS DECORRENTES DO MUNDO MODERNO. EXPLICITAR OS FUNDAMENTOS CONSTITUTIVOS DA RELIGIÃO, EM ESPECIAL, COM CRITÉRIOS DA ABORDAGEM FILOSÓFICA E PSICOLÓGICA, PARA MELHOR COMPREENDÊ-LA COMO FENÔMENO E EXPERIÊNCIA.
O CURSO TEM COMO FOCO A NOÇÃO DE SAGRADO. PERCORRERÁ UMA LINHAGEM DE AUTORES QUE SE DEDICARAM A ABORDÁ-LA TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A E SEUS COLABORADORES LHE ATRIBUÍRAM. NESSE TRAJETO, UM TEMA RECORRENTE SERÁ O DO SACRIFÍCIO, QUE SERVIU VÁRIAS VEZES DE APOIO PARA ELABORAÇÕES SOBRE O SAGRADO. À MEDIDA QUE AVANÇAMOS, PERCEBEREMOS CERTOS DESLOCAMENTOS QUE CONFEREM AO CONCEITO UMA ÊNFASE SOBRE O QUE ESTÁ ASSOCIADO AO ENCOBERTO, AO CONTAGIOSO, AO TRANSGRESSIVO, AO VIOLENTO, FORÇANDO A TOMAR O SAGRADO COMO UMA FORÇA ESSENCIALMENTE AMBIVALENTE E COM IMPLICAÇÕES SOCIAIS MUITO DIFUSAS.
A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA RELIGIÃO:
O PROGRAMA DO INSTITUTO DE ENSINO WADOWICE PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA, VISA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE ASSESSORES PROFISSIONAIS A ORGANISMOS NACIONAIS, REGIONAIS OU LOCAIS; ALÉM DE PREPARAR PESSOAS COM BACHARELADO OU GRADUAÇÃO EM OUTROS CURSOS SUPERIORES PARA O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO DOCENTE EM IGREJAS, SEMINÁRIOS, INSTITUTOS TEOLÓGICOS, FACULDADES E OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO AFINS.
PUBLICO ALVO:
LÍDERES, PASTORES, MISSIONÁRIOS, DIÁCONOS, PROFESSORES DE ESCOLAS DOMINICAL, MEMBROS DE IGREJAS, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE PSICANÁLISE, PSICOLOGIA, ANTROPOLOGIA, DIREITO, HISTÓRIA, FILOSOFIA; OU SEJA, TODOS OS QUE PRETENDEM LIDERAR, MINISTRAR EM CONVENÇÕES E CONSELHOS DE PASTORES, SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS, INSTITUTOS TEOLÓGICOS, FAZER MISSÕES, LECIONAR, ESCREVER LIVROS, APOSTILAS, REVISTAS DA ESCOLA DOMINICAL, MINISTRAR ESTUDOS BÍBLICOS, SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS, PALESTRAS; E SE APROFUNDAR EXPRESSIVAMENTE NO CONHECIMENTO, TEOLÓGICO, LINGUÍSTICO, FILOSÓFICO, BÍBLICO, MINISTERIAL E EXEGÉTICO.
OBJETIVO DO CURSO: VISA A PESQUISA CIENTÍFICA COM A FINALIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM PERSPECTIVAS ANALÍTICAS EM COSMOVISÕES DIVERSIFICADAS.
OBJETIVO DO CURSO: VISA O CONHECIMENTO ACADÊMICO TEOLÓGICO COM A FINALIDADE DE FORMAR PESSOAS COM PERSPECTIVAS ANALÍTICAS EM COSMOVISÕES DIVERSIFICADAS.
CURSO DE PSICOLOGIA DA RELIGIÃO VISA HABILITAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE VER O MUNDO DE MANEIRA REFLEXIVA E CRÍTICA, ATUANDO NA DOCÊNCIA E VISANDO A PESQUISA E A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. CAPACITAR O PROFISSIONAL A TER UMA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE AS DIFERENTES CORRENTES RELIGIOSAS, SEM NO ENTANTO, ATER-SE A DETERMINADO CAMINHO RELIGIOSO. O ALUNO SERÁ CAPAZ DE REPASSAR ESSE CONHECIMENTO COMO DOCENTE OU TRABALHANDO EM LOCAIS PRÓPRIOS QUE REQUEIRAM ESTE PROFISSIONAL. O PERFIL HISTÓRICO DO CURSO TAMBÉM PERMITE AO ALUNO, ATUAR EM ASSESSORIAS DE PRESERVAÇÃO HISTÓRICA, BIBLIOTECAS OU MUSEUS.O CURSO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO NO ÂMBITO PROFISSIONAL E TAMBÉM PESSOAL. A FORMAÇÃO OBJETIVA OFERECER A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA E DIVERSIDADE DOS FENÔMENOS RELIGIOSOS, PRIMANDO PELA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE COMPREENDAM A SI MESMO E O MUNDO AO SEU REDOR.
METODOLOGIA DO CURSO:
O CURSO DE PSICOLOGIA DA RELIGIÃO DE ACORDO COM AS NORMAS UNIVERSITÁRIAS INTERNACIONAIS, MAS APENAS EXIGIMOS TESE ESCRITA, PESQUISADA, E DENTRO DOS PADRÕES DA METODOLOGIA CIENTÍFICA EXARADAS PELA ABNT E SUAS CONGÊNERES INTERNACIONAIS.
O MODELO DE ENSINO É FLEXÍVEL VOCÊ RECEBE TODO O MATERIAL DIGITAL, E ESTUDARA COM MATERIAL DE APOIO NO AMBIENTE VIRTUAL DO ALUNO PARA INÍCIAR OS ESTUDOS IMEDIATAMENTE E AINDA, SÃO UTILIZADAS PRÁTICAS DE ENSINO COM A COERÊNCIA DA CONCESSÃO E INFORMAÇÃO PARA AS DISCIPLINAS, DISPONIBILIZANDO CONTATO COM PROFESSORES GRADUADOS PARA O RESULTADO TEOLÓGICO DO ALUNO.
CAMPO DE ATUAÇÃO: FAZENDO PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA.
LIDERANÇA CRISTÃ – DESENVOLVER ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, DOCÊNCIA BÍBLICA NA COMUNIDADE.
ACONSELHAMENTO PASTORAL – DESENVOLVER ATIVIDADES DE ACONSELHAMENTO PASTORAL ÀS FAMÍLIAS, ADOLESCÊNCIA, ETC., CONFORTANDO, EXORTANDO, ENSINANDO NO TEMOR DE DEUS.
MISSÕES – IMPLANTAR IGREJAS NAS ÁREAS URBANAS E RURAIS, NÃO ALCANÇADAS PELO EVANGELHO.
DOCÊNCIA – EXERCER UMA ATUAÇÃO EDUCATIVA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO QUE NECESSITEM DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA, IGREJAS, SEMINÁRIOS, ETC. COMO TAMBÉM ATUAR NAS ÁREAS DE ESTUDOS E PESQUISAS, APÓS O TERMINO DO CURSO INGRESSAR EM ESPECIALIZAÇÕES, MESTRADOS.
DURAÇÃO DO CURSO: DEPENDE DA DISPONIBILIDADE DE TEMPO DO ALUNO, DA SUA DEDICAÇÃO, COMPROMISSO E ESFORÇO PESSOAL. GERALMENTE, NOSSOS ALUNOS FAZEM NOSSOS CURSOS EM MÉDIA DE 03 (TRÊS) A 12 (DOZE) MESES.
CONSTITUEM OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:
1: FORMAR PESSOAS COM VISÃO CRÍTICA E CONSCIENTES DA FÉ, CAPACITANDO-AS PARA UMA AÇÃO EFICAZ, EVANGELIZADORA NA IGREJA E NA SOCIEDADE.
2: FORTALECER O SENTIDO DA EXISTÊNCIA SENSIBILIZANDO PARA A DIMENSÃO DA TRANSCENDÊNCIA PRESENTE NA RELIGIÃO.
3: POSSIBILITAR A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA EXERCER MINISTÉRIOS PASTORAIS E NA ÁREA DA PROMOÇÃO HUMANA
4: CAPACITAR PARA UMA INTERAÇÃO CRIATIVA E CRÍTICA COM TODOS OS SETORES DA IGREJA E DA SOCIEDADE FUNDAMENTADA NOS ENSINAMENTOS DA TEOLOGIA.
5: PROMOVER UMA VISÃO INTEGRAL SOBRE O MODO DE COMPREENDER O MUNDO, CONTEMPLANDO AS RELAÇÕES HUMANAS SOB VARIADAS DIMENSÕES, MAIS ESPECIFICAMENTE, A PARTIR DA VISÃO RELIGIOSA CRISTÃ.
6: PROMOVER UMA REFLEXÃO CRÍTICA E HUMANIZADORA ACERCA DA PRODUÇÃO HISTÓRICO-TEOLÓGICA, DAS ESCRITURAS SAGRADAS E DAS PRÁTICAS ECLESIÁSTICAS CONTEMPORÂNEAS, QUE PROPORCIONE O DESENVOLVIMENTO COMO PESSOA, O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO.
7: PROMOVER A QUALIFICAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE LIDERANÇAS PARA COMUNIDADES CRISTÃS, ÓRGÃOS DE PROMOÇÃO HUMANA, ENTRE OUTRAS.
8: QUALIFICAR TEÓLOGOS/AS PARA O ENSINO BÍBLICO-TEOLÓGICO NAS COMUNIDADES CRISTÃS.
9: QUALIFICAR TEÓLOGOS/AS PARA A DOCÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA (RESPEITADAS AS DIRETRIZES DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS).
10: DIFUNDIR E DEMOCRATIZAR O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO DO SABER TEOLÓGICO, CONTRIBUINDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR, MULTIDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
GRADE CURRICULAR:
1º MATÉRIA A RELIGIÃO PÓS-MODERNA
2º MATÉRIA ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA
3º MATÉRIA AGONIA DAS RELIGIÕES
4º MATÉRIA ANTICRISTO
5º MATERIA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES
6º MATÉRIA APOLOGÉTICA
7º MATÉRIA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
8º MATÉRIA AS SOCIEDADES SECRETAS
9º MATÉRIA BATALHA ESPIRITUAL
10º MATÉRIA BUDISMO
11º MATÉRIA CATOLICISMO
12º MATERIA CIÊNCIA E RELIGIÃO
13º MATÉRIA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
14º MATERIA COSMOLOGIA GREGA
15º MATÉRIA CRIACIONISMO E EVOLUVIONISMO
16º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA
17º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
18º MATÉRIA ECUMENISMO
19º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA
20º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA
21º MATÉRIA ESOTERISMO
22º MATÉRIA ESPIRITISMO
23º MATÉRIA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
24º MATERIA FENOMENOLOGIA DO ESPIRITO
25º MATERIA FILOSOFIA CONTEMPORANEA
26º MATÉRIA FILOSOFIA CRISTÃ
27º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
28º MATERIA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO
29º MATERIA GEOMETRIA SAGRADA
30º MATÉRIA HERESIOLOGIA
31º MATÉRIA HISTÓRIA GERAL DAS RELIGIÕES
32º MATÉRIA ISLAMISMO
33º MATÉRIA KARDECISMO
34º MATÉRIA MAÇONARIA
35º MATÉRIA MARKETING DAS RELIGIÕES
36º MATERIA METAFÍSICA CONTEMPORANEA
37º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
38º MATÉRIA MILENIO
39º MATÉRIA MITOLOGIA GERAL
40º MATÉRIA MORMONISMO
41º MATÉRIA MOVIMENTOS RELIGIOSOS CONTEMPORÂNEOS
42º MATÉRIA NOVA ERA
43º MATÉRIA OS FINAIS DOS TEMPOS
44º MATERIA PANORAMA DO FENÔMENO RELIGIOSO BRASILEIRO
45º MATÉRIA PSICOGÊNESE DA RELIGIÃO
46º MATÉRIA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
47º MATÉRIA RACIONALISMO CRISTÃO
48º MATÉRIA RELIGIÃO E CIÊNCIA NO RENASCIMENTO
49º MATÉRIA RELIGIÕES COMPARADAS
50º MATÉRIA RELIGIÕES E SEITAS
51º MATÉRIA RELIGIÕES MUNDIAIS
52º MATÉRIA RELIGIOSIDADE POPULAR
53º MATÉRIA SEITAS BRASILEIRAS
54º MATÉRIA SEITAS E HERESIAS
55º MATÉRIA SEITAS ORIENTAIS
56º MATÉRIA SIMBOLOS DO OCULTO
57º MATÉRIA SINCRETISMO RELIGIOSO
58º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
59º MATÉRIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
60º MATÉRIA UNICISMO
CARGA HORÁRIA : 3.600